Canal de ouvidoria: Por que ter e como implementar?

quarta-feira, out 08

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Escrito por Paulo Rato

Categoria: Sustentabilidade

Você já pensou em ter um canal de ouvidoria na sua PME? Pode parecer algo de empresa grande, mas a ideia é simples: criar um caminho seguro para que funcionários, clientes e fornecedores possam fazer sugestões, críticas ou denúncias. Por que isso é tão poderoso?

  • Previne problemas: Muitas vezes, pequenos problemas de conduta ou processos ineficientes só chegam à gestão quando já se tornaram uma grande crise. Um canal de ouvidoria permite que você os identifique e resolva antes que cresçam.
  • Gera confiança: Ao oferecer um canal de comunicação transparente, você mostra que a empresa é séria, ética e está disposta a ouvir. Isso fortalece a confiança da sua equipe e a lealdade dos seus clientes.
  • É uma ferramenta de melhoria contínua: As sugestões e críticas recebidas são um feedback valioso para aprimorar seus produtos, serviços e o ambiente de trabalho.

Não precisa ser complexo: um e-mail específico (ouvidoria@suaempresa.com.br) ou um formulário online anônimo já são um excelente começo.

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Paulo Rato

Paulo Rato

Bacharel em Gestão Ambiental (EACH-USP), especialista em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUC-RS).